A carregar agora

Apreensões de drogas disparam 151% no primeiro trimestre em MS

Volume total passou de 46 para 116 toneladas em um ano; maconha lidera entre os entorpecentes apreendidos.

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 151% nas apreensões de drogas entre janeiro e março de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp), foram apreendidas 116 toneladas de entorpecentes neste ano, contra 46 toneladas no primeiro trimestre de 2024.

A maconha foi a substância mais apreendida, com 114 toneladas. Também foram confiscadas 2,2 toneladas de cocaína e quase 2 toneladas de pasta base de cocaína.

Segundo o secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, o aumento está relacionado ao fortalecimento das ações policiais e aos investimentos realizados na região de fronteira. Entre as melhorias estão o uso de drones com visão térmica e sistemas de monitoramento mais eficientes.

Ele destaca ainda que a mudança na logística do crime organizado tem exigido adaptações por parte das forças de segurança.

“Houve um crescimento de 36% nas apreensões de cocaína após a instalação de radares na fronteira. A principal rota era aérea, mas passou a ser terrestre. Acompanhamos esse movimento e reforçamos nossas estratégias”, afirmou.

Foto: Divulgação/PRF