Adolescente de 14 anos é investigado por envolvimento com organização criminosa que promovia crimes cibernéticos
Um adolescente de 14 anos está sendo investigado por suposta participação em uma organização criminosa voltada à prática de crimes virtuais contra crianças e adolescentes. A operação, coordenada por autoridades de segurança, foi realizada em sete estados e teve como foco a desarticulação de uma das maiores redes do país nesse tipo de crime.
De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, o jovem exercia um papel de liderança dentro do grupo, participando da criação e do planejamento de “desafios” que envolviam comportamentos violentos, como automutilação e maus-tratos a animais. Segundo a investigação, ele também tinha conhecimento e envolvimento em parte dos eventos criminosos que eram discutidos e promovidos pela organização.
No total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Campo Grande (MS). Dois adultos foram presos e sete menores apreendidos. Um dos alvos foi a residência do adolescente, localizada no bairro Jardim Carioca, onde foram recolhidos celulares, computadores e documentos.
As apurações indicam que o adolescente coordenava ações diretamente de casa, tendo inclusive outras pessoas sob sua responsabilidade dentro da estrutura da organização.
Embora tenha admitido envolvimento e a função que exercia, o menor não foi apreendido, uma vez que não havia flagrante no momento da abordagem, conforme esclarecido pela delegada.
A investigação segue em andamento sob responsabilidade do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).
Foto: Reprodução/TV Globo