A carregar agora

Alerta de chuvas intensas atinge 44 municípios de Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 44 cidades de Mato Grosso do Sul, devido ao risco de chuvas intensas, alagamentos e ventos fortes. O aviso é válido até as 10h desta quarta-feira (23) e aponta a possibilidade de acumulados de até 50 mm por dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

Segundo a Climatempo, a formação de uma área de baixa pressão no Paraguai deve intensificar as instabilidades a partir de quarta-feira, com previsão de pancadas de chuva mais intensas entre quinta (24) e sexta-feira (25) em diversas regiões do centro-sul do país.

Durante o feriado prolongado, o estado já enfrentou transtornos causados pela chuva, como quedas de árvores, alagamentos e interdições em rodovias. A previsão aponta que o mau tempo pode continuar nos próximos dias.

As cidades sob alerta são:
Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Tacuru.

Design-sem-nome-17-1024x736 Alerta de chuvas intensas atinge 44 municípios de Mato Grosso do Sul

⚠️ Orientações de segurança

Durante temporais, é importante adotar medidas preventivas:

  • Evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias;
  • Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o disjuntor geral;
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O Inmet reforça a atenção de moradores, especialmente em áreas de risco ou com histórico de alagamentos e deslizamentos.