A carregar agora

Onça-pintada é capturada em pesqueiro onde homem foi morto no Pantanal de MS

Uma onça-pintada macho foi capturada na madrugada desta quinta-feira (24) no mesmo pesqueiro onde Jorge Avalo, de 60 anos, foi brutalmente atacado e morto no Pantanal sul-mato-grossense, em Aquidauana. O felino está agora sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde passará por exames que vão tentar confirmar se ele foi o autor do ataque.

A ação foi coordenada pela Polícia Militar Ambiental (PMA), que mobilizou uma equipe com dez policiais. Foram instaladas mais de dez armadilhas ao redor do local do ataque. A operação também contou com a participação de Gediendson Ribeiro de Araújo, pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em manejo de grandes felinos.

De acordo com o governo estadual, o animal pesa 94 quilos e, por medida de segurança e bem-estar, o CRAS será fechado ao público durante o processo de avaliação e monitoramento da onça.

Ainda não há confirmação de que o animal capturado seja o mesmo que atacou Jorge Avalo, mas a investigação segue em andamento.

Imagens feitas por Valmir de Araújo, cunhado da vítima, mostram que outros felinos ainda circulam pelo pesqueiro. No vídeo, uma onça aparece rompendo uma grade de ferro e entrando em uma sala onde Jorge costumava limpar os peixes pescados. Ela chega a derrubar uma pia ao sair pela janela.

A morte de Jorge foi confirmada pela PMA após o encontro de pegadas da onça próximas a partes do corpo da vítima. Novos restos mortais foram localizados na terça-feira (22), dentro de uma toca a cerca de 300 metros do local do ataque.

O corpo do caseiro foi sepultado após passar por perícia no Núcleo Regional de Medicina Legal de Aquidauana. O laudo, que deve sair em até 10 dias, já identificou marcas de mordidas e arranhões compatíveis com o ataque de um grande felino.

Veja o vídeo:

Vídeo: UOL/PMA

Foto: PMA