Em medida emergencial, centro de triagem é montado em frente ao Hospital Regional de Aquidauana

Ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

Triagem na parte externa do hospital foi uma medida emergencial - Divulgação/Agecom

Centro de triagem para pacientes que buscarem atendimento está sendo montado em frente ao Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, no Bairro Guanandy, em ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A organização da estrutura é da Prefeitura de Aquidauana – por meio da Secretaria de Saúde -, em conjunto com a direção da unidade hospitalar.

De acordo com a Administração Municipal, a triagem na parte externa do hospital foi uma medida emergencial, adotada após decisão coletiva no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana.

O objetivo é evitar aglomeração de pessoas nas áreas de recepção e corredores da unidade de saúde, prevenindo qualquer risco de contaminação caso haja alguém com Covid-19. A triagem externa vai contar com equipes de técnicos, enfermeiros e médicos para atender pacientes.

A primeira entrada do hospital, pela Rua Manoel Manoel Antônio Paes de Barros, será para acesso à triagem. Já a segunda entrada, pela Rua Marechal Mallet, ficará destinada a ambulâncias, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e moradores da Rua Francisco de Castro.

No CEM (Centro de Especialidades Médicas), também está sendo montada a estrutura para o funcionamento de um centro de triagem, em caso de necessidade.

Aquidauana tem, no momento, dois casos suspeitos do novo coronavírus sendo monitorados, conforme boletim atualizado na tarde desta quarta-feira (25).