Luto: morre o padre Thiago Palmeira Machado, ex-pároco de Aquidauana

Ele tinha 29 anos e havia recém se despedido da cidade

O padre redentorista Thiago Palmeira Machado, em foto de quando ainda residia em Aquidauana - Arquivo

Ele havia se despedido no fim de janeiro de Aquidauana, cidade onde ganhou o carinho e o respeito da população desde 2015, quando se tornou responsável pela Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Ninguém imaginava, porém, que a mais triste de todas as despedidas viria nesta terça-feira (05). A morte do jovem padre redentorista Thiago Palmeira Machado, 29 anos,deixa de luto toda uma comunidade.

Pelas redes sociais, o sentimento de tristeza é manifesto nas dezenas de mensagens que começaram a circular desde o início da tarde, quando muitos ainda tentavam entender e acreditar na perda. As primeiras informações são de que o padre sofreu uma crise de pancreatite e, em seguida, teve parada cardíaca.

Em Aquidauana e região, mais do que trazer ensinamentos religiosos e ajudar a propagar a fé católica, demonstrava preocupação especial com o bem estar da comunidade e as ações solidárias, frequentava eventos, teve contribuição fundamental nas campanhas do projeto de restauração dos vitrais da Matriz e de outras benfeitorias e dava atenção especial às crianças, aos animais e aos mais necessitados, como foi no caso da enchente do ano passado.

Deixou Aquidauana, em janeiro, para ser empossado na nova comunidade redentorista do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, cidade onde faleceu.

O corpo será velado na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Matriz), no Centro de Aquidauana, a partir das 17h. Posteriormente, o cortejo seguirá para Curitiba (PR), onde está prevista uma missa de corpo presente, na quinta-feira (07), às 12h, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Luto oficial

Na tarde desta terça-feira, os sinos da Matriz tocaram para anunciar o falecimento do padre. O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) decretou luto oficial de sete dias e cancelou a Feira da Estação Ferroviária que aconteceria à noite. (*Matéria editada às 15h47 para acréscimo de informações)

(*Fotos: o padre Thiago Palmeira Machado – Divulgação)