Campanha Janeiro Branco alerta para cuidados com saúde mental e tem panfletagem em Anastácio

Placas com mensagens de otimismo e estímulo à vida foram afixadas nas pontes Velha e Nova

Ação foi promovida na manhã desta quarta-feira - Divulgação

A Prefeitura de Anastácio – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – está engajada na campanha “Janeiro Branco”, mês dedicado às ações de alerta para os cuidados com a saúde mental. Na manhã desta quarta-feira (15), foi realizada uma panfletagem na travessa que dá acesso à Ponte Velha, também conhecida como Ponte Roldão de Oliveira ou Ponte da Amizade.

Participaram da ação o prefeito Nildo Alves (PSDB), a secretária Aline Cauneto (Saúde), o secretário Juventino Jara (Cultura) e equipes das pastas de Saúde e Assistência Social, com apoio da PM (Polícia Militar). Também foram afixadas placas contendo mensagens de otimismo e estímulo à vida na Ponte Velha e na Ponte Nova.

“Para a Administração Municipal de Anastácio, a saúde mental tem a mesma importância e relevância que a saúde física. O nosso primeiro olhar precisa ser para as pessoas próximas a nós. E, na Secretaria de Saúde, nós trabalhamos a saúde mental não somente em janeiro, mas o ano todo”, diz a secretária Aline Cauneto.

Ao longo do ano, Anastácio conta com encontros públicos que abordam temas como saúde mental e prevenção ao suicídio, com amplas programações, além de iniciativas como a que foi realizada na manhã desta quarta-feira. Também foi sancionada, em outubro do último ano, a Lei Nº 1.172 (saiba mais clicando aqui).

Somente em 2019, foram registrados 2.613 atendimentos realizados pela Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio, entre consultas, grupos de reunião, domicílio, treinamentos e educação em saúde. O ano passado teve 61 tentativas de suicídio, 108 casos de ideação e 30 de autolesão, em um total de 199 notificações, sendo 158 do sexo feminino e 41 do sexo masculino.

Veja mais fotos da ação desta quarta-feira: