Com carreata, operação une Guia Lopes e Jardim para alertar população sobre medidas contra novo coronavírus

Guia Lopes da Laguna já soma 52 pessoas infectadas e, no boletim desta quinta-feira, ainda apresenta 16 casos suspeitos. Em Jardim, 14 moradores já foram contaminados.

Operação, que também é uma forma de fiscalização, será realizada diariamente nas duas cidades - Divulgação

Afetados de maneira abrupta pelo novo coronavírus (Covid-19), os municípios vizinhos de Guia Lopes da Laguna e Jardim se uniram na luta para conter a disseminação da doença. Na noite desta quarta-feira (13), as prefeituras das duas cidades, em conjunto com as forças de segurança pública, promoveram uma operação e intensificaram a fiscalização das regras de isolamento social estabelecidas em decretos.

Uma carreata percorreu as principais ruas e avenidas dos dois municípios, com veículos de som para alertar os moradores sobre as medidas adotadas. Também foi reforçada a punição, prevista em lei, para quem descumprir as determinações – aviso destinado, especialmente, a quem foi contaminado ou esteja entre os casos suspeitos do novo coronavírus. Os infratores poderão responder por crimes previstos nos artigos 267 e 268 do Código Penal, com pena de até 15 anos de prisão.

A operação das prefeituras contou com a participação de agentes das secretarias de Saúde de Guia Lopes da Laguna e Jardim, do 11º BPM (Batalhão de Polícia Militar), da Polícia Civil, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Corpo de Bombeiros. Ações do tipo vão ocorrer todos os dias, até que a situação da doença esteja controlada nas duas cidades.

Conforme boletim desta quinta-feira (14) da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Guia Lopes da Laguna tem 52 casos confirmados de Covid-19, além de 16 suspeitos que estão aguardando resultado dos exames, já encaminhados ao Lacen-MS (Laboratório Central). O município é, disparado, o líder de incidência em Mato Grosso do Sul. Em Jardim, 14 moradores já foram contaminados e outros quatro têm suspeita da doença.

Operação, que também é uma forma de fiscalização, será realizada diariamente – Divulgação