Secretários municipais de Anastácio e Miranda participaram de uma reunião, promovida nesta quinta-feira (09), para discutir questões inerentes a projetos e ações visando o desenvolvimento das duas cidades.

O município de Anastácio foi representado pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Silas Cabral, pela secretária de Educação, Cimara Fernandes, e pela secretária de Orçamento e Finanças, Janete Portocarrero.

“O objetivo desse encontro é fortalecer a parceria entre Anastácio e Miranda, promovendo a troca de experiências, a integração e o desenvolvimento de projetos comuns”, afirmou Silas Cabral.

Durante a reunião, a equipe de Anastácio expôs sobre as obras que estão sendo realizadas na cidade, em especial, a implantação do aterro sanitário consorciado, que também engloba os municípios de Aquidauana, Miranda e Bodoquena.

O TAC (Termo de Acordo de Conduta) para o aterro sanitário consorciado foi assinado em junho do ano passado, fruto do diálogo entre os municípios, o MPE (Ministério Público Estadual) e o TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul). As cidades enfrentam longos anos de brigas judiciais e problemas ambientais causados pelos lixões a céu aberto.

Conforme acordado pelo consórcio, ficam sob determinação ações e procedimentos necessários para a destinação correta do lixo, estabelecendo condições técnicas, providências administrativas, cronograma de execução e imposição de medidas para que os resíduos sólidos sejam enviados para o aterro sanitário de Anastácio. Cabe ao município-sede se organizar, coordenar, acompanhar e controlar a execução dos serviços de coleta e da destinação final adequada.

(*Fotos: reunião aconteceu nesta quinta-feira – Divulgação)

COMPARTILHE:

Comentarios

opinaram