Programa proporciona emagrecimento saudável aliado à prática esportiva em Anastácio

Sessenta pessoas participaram da reabertura do programa "Reeducação: Anastácio na Medida Certa"

Esta semana marcou a reabertura das atividades do programa “Reeducação: Anastácio na Medida Certa”, destinado aos que necessitam emagrecer, contando com a participação de 60 pacientes do próprio projeto ou usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), encaminhados pelas ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

O objetivo deste começo foi apresentar o programa à comunidade e destacar as mudanças que precisam acontecer no ano de 2019. A ideia é melhorar a qualidade de vida da população anastaciana, proporcionando emagrecimento saudável aliado à prática esportiva.

O programa é composto por uma equipe multiprofissional que desenvolve atividades de incentivo à prática esportiva, educação nutricional e mudança de comportamentos disfuncionais, por meio de técnicas cognitivas/comportamentais.

Além de realizar atividades físicas (treinamento funcional) duas vezes por semana, o paciente também participa de reuniões nos grupos terapêuticos com nutricionista e psicólogo, que são realizadas de forma alternada (cada semana com um profissional). Há o apoio da equipe do Serviço Social, que faz busca ativa e acompanhamento domiciliar nos casos onde houver abandono do tratamento.

Vinculado ao Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), o programa “Reeducação: Anastácio na Medida Certa” é coordenado pelo psicólogo Éverton Villazante Constantino e também tem a presença dos profissionais Mauro Cesar Gamarra (educador físico), Joyce Alves (nutricionista), Kaíque Ferreira (psicólogo) e Débora Carmo (assistente social).

O começo das atividades, no salão da ESF Anastácio, foi marcado por uma palestra sobre emagrecimento saudável, ministrada pela nutricionista Joyce Alves, além de atividades de alongamento com o educador físico Mauro Cesar.

Os(as) interessados(as) em participar do programa devem procurar a sua unidade de saúde para que seja realizado o encaminhamento à equipe do Reeducação/Nasf-AB.

(*Fotos: programa é composto por uma equipe multiprofissional – Divulgação)