Quase 30 pontos de Aquidauana passarão a contar com internet gratuita

Município é um dos três de MS contemplados pelo programa federal “Cidades Digitais”, que viabiliza internet por fibra ótica e Wi-Fi gratuita para a comunidade. Rede de Aquidauana será a maior do País.

Aquidauana está entre os três municípios sul-mato-grossenses contemplados pelo programa federal “Cidades Digitais”, que viabiliza internet por fibra ótica e Wi-Fi gratuita para a comunidade. De acordo com a assessoria da Prefeitura, máquinas perfuradoras, carretéis gigantes de cabos, tubos e homens já trabalham na instalação de 26 quilômetros de fibra ótica, a maior rede de todo o País.

Os pontos beneficiados são Prefeitura aquidauanense, secretarias municipais, ESF Guanandy, ESF Vila São Pedro, ESF Vila Pinheiro, ESF Bairro Alto, ESF Vila Trindade, ESF São Francisco, ESF Isaura Baes, ESF João André Madsen, CEM (Centro de Especialidades Médicas), Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, Hospital Funrural, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Escola Municipal Antônio Pace (CAIC), Escola Municipal Erso Gomes, CMEI Valdir Catchart, CMEI Dona Mafalda, CMEI Ademir Brites, Telecentro da Nova Aquidauana, SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Câmara de Aquidauana, 7º BPM (Batalhão de Policia Militar), CRAS da São Pedro e 1º SGB (Subgrupamento do Corpo de Bombeiros).

No último mês, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) havia solicitado ao Ministério das Comunicações que viabilizasse, dentro do programa Cidades Digitais, o acesso à internet gratuita Wi-Fi para o Parque Municipal Ecológico da Lagoa Comprida. O pedido do chefe do Executivo foi atendido pela pasta. Nesta semana, já foi instalado um poste de suporte para receber o equipamento para distribuição do sinal. Além da Lagoa Comprida, também haverá ponto gratuito de Wi-Fi na Avenida Pantaneta e no campo da Associação de Moradores da Santa Terezinha.

“Desde que começamos a investir na Lagoa Comprida, a internet tem sido um pedido frequente dos cidadãos que lá frequentam, principalmente, os jovens. Buscando atender à nossa comunidade, trabalhamos no projeto e conseguimos a aprovação do ministério e vamos ter internet Wi-Fi de graça na Lagoa, na Associação dos Moradores da Santa Terezinha e na Avenida Pantaneta”, destacou Odilon. Ele diz que o projeto para a cidade começou em 2013, mas somente veio a ser ativado em 2018 e, agora em 2019, os equipamentos, cabos e investimentos estão sendo feitos de fato. O prefeito ainda destaca que a melhoria do sinal de internet, com Aquidauana sendo a maior entre as 258 cidades digitais, beneficiará, principalmente, a qualidade e a agilidade dos serviços dos órgãos públicos, sem sistemas caindo e prejudicando a população.

Sobre o programa

O Ministério das Comunicações criou o programa Cidades Digitais interligado ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com o objetivo central de possibilitar a modernização da gestão nos municípios, oferecendo à população acesso a serviços eletronicamente, incentivando o desenvolvimento local e facilitando a instalação e uso de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, saúde e educação. (*Foto: homens já trabalham na instalação de 26 quilômetros de fibra ótica na cidade – Agecom/Divulgação)