Com exames de mamografia e papanicolau, carreta do Hospital do Câncer de Barretos já está em Anastácio

Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Anastácio e o Hospital do Câncer de Barretos/Hospital de Amor. Atendimentos se estendem até o dia 17.

Unidade móvel inicia atendimentos em Anastácio - Divulgação

A partir desta terça-feira (11), a carreta do Hospital do Câncer de Barretos/Hospital do Amor começa a atender a população de Anastácio. A unidade móvel fica estacionada no CEM (Centro de Especialidades Médicas) do município, no cruzamento da Rua Coronel Ponce com a Rua Dom Aquino, onde serão realizados exames de mamografia e papanicolau. Os atendimentos vão até o dia 17 de junho, sempre das 07h às 17h.

A ação é resultado de uma parceria entre o hospital com a Prefeitura de Anastácio – por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A carreta irá atender apenas pacientes agendados pelas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) anastacianas, e a população deve estar pessoalmente na unidade móvel.

Para os exames de papanicolau, é preciso ter idade entre 25 a 64 anos, não ter relações sexuais pelo menos dois dias antes do exame, não estar gestante (se tiver com a menstruação atrasada, é necessário teste de gravidez), não usar pomadas ginecológicas pelo menos dois dias antes do exame e não estar menstruada no dia do exame.

Já com relação aos exames de mamografia, é necessário ter idade entre 40 a 69 anos (dos 40 a 49 anos é realizado anualmente, dos 50 a 69 anos deve realizar a cada dois anos), não estar grávida ou amamentando, não ter realizado exame em um período menor que um ano em outra instituição e não utilizar hidratantes/talcos antes do exame.

Os documentos solicitados para a realização dos exames são cópia do RG, cópia do CPF, cópia do Cartão SUS e cópia do comprovante de residência. Caso a paciente realize os dois exames, é preciso uma cópia para cada exame feito.