MS segue com 21 casos confirmados do novo coronavírus, diz secretaria

Na atualização desta segunda-feira, há dois casos suspeitos em Anastácio e um em Aquidauana

Em 24 horas, MS permaneceu sem casos confirmados de Covid-19 - Reuters/Agustin Marcarian

Nas últimas 24 horas, não houve registro de novos casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, onde são 21 pessoas infectadas. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (23).

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), há 19 casos confirmados em Campo Grande, um em Sidrolândia e outro em Ponta Porã. Nas duas cidades do interior e no primeiro caso em Campo Grande, as situações envolvem pessoas que retornaram da Europa. Os demais são relacionados a contato com quem estava infectado pela doença.

Desde o dia 25 de janeiro, são exatamente 300 notificações em Mato Grosso do Sul, das quais 209 foram desconsideradas para o novo coronavírus. Destas, 11 acabaram excluídas por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Outras 198 notificações foram descartadas após os exames darem negativo para Covid-19.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde destacou que são 70 casos suspeitos, sendo dois em Anastácio e um em Aquidauana. Com relação a Anastácio, já saíram os resultados dos exames feitos por mãe e filho que apresentaram sintomas. Ambos deram negativo para o novo coronavírus, portanto, não estão relacionados às duas notificações desta segunda-feira.

Todos os 70 casos suspeitos já tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS (Laboratório Central), que, após receber kits do Ministério da Saúde, passou a realizar os exames para o novo coronavírus. Os resultados ficam prontos no período entre 24 e 72 horas. Também são feitos exames para outros oito tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza.

A Secretaria Estadual de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos confirmados/suspeitos de Covid-19 diariamente. As informações divulgadas pela pasta representam os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde. Para conferir o boletim desta segunda-feira, clique aqui.