Por atuação na Operação Pantanal, Câmara de Aquidauana homenageia bombeiros lotados no 1º SGB

Durante o intenso trabalho de combate aos incêndios florestais, Sala de Situação do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) ficou instalada no Corpo de Bombeiros de Aquidauana

Homenagem aconteceu nesta quarta-feira - JD Dervalho

Militares do 1º SGB (SubGrupamento de Corpo de Bombeiros) de Aquidauana foram homenageados na Câmara de Vereadores do município, na sessão legislativa desta quarta-feira (09), pela atuação no combate aos incêndios florestais durante a “Operação Pantanal”.

O comandante do 1º SGB, capitão Vinícius Barbosa Gonçalves, foi um dos integrantes da Mesa Diretora da Casa, também composta pela prefeita em exercício, Selma Suleiman (MDB), pela capitã PM Cleide Maria da Silva (representando o comandante do 7º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel Marcelo Santos do Amaral), pelo 2º tenente Matheus Sanches (representando o comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, tenente-coronel Luiz Alexandre Vieira da Costa) e pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Mário Raváglia de Oliveira.

Todas as instituições de segurança representadas na sessão estiveram presentes na Operação Pantanal e apoiaram a força-tarefa de combate aos focos de incêndios nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Bodoquena, onde foram devastados milhares de hectares do bioma pantaneiro a ponto de causar enormes prejuízos à fauna e à flora. Durante o período, em que muitos dos militares precisaram sacrificar dias de folga para cumprir a missão, o apoio de viaturas e aeronaves foi essencial para o controle da propagação do fogo em locais de difícil acesso.

“Queremos, nessa oportunidade, parabenizar e expressar o sentimento de gratidão aos nobres bombeiros militares lotados em Aquidauana, que iniciaram o combate aos focos de incêndio, sozinhos com força e honra, não medindo esforços”, manifestou a Casa de Leis, através das Moções de Congratulações, entregues, individualmente, a cada bombeiro em reconhecimento e admiração pelas ações de combates às queimadas na região pantaneira.

Operação

Durante o trabalho de combate aos incêndios florestais, a Sala de Situação do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) ficou instalada no Corpo de Bombeiros de Aquidauana. A operação contou com a atuação de duas aeronaves vindas de outros estados – da Polícia Militar de São Paulo e do Governo do Distrito Federal – para deslocamento de brigadistas para áreas de difícil acesso e lançamento de água.