Em ano que marcou volta do poliesportivo, público lota festa de encerramento dos Jogos da Primavera

Durante 24 dias, população voltou a sentir o clima da disputa escolar mais tradicional de Aquidauana

Jogos da Primavera: encerramento na noite desta quinta-feira, véspera de feriado - Divulgação/Agecom

Alunos, professores, familiares e torcedores de cada escola protagonizaram uma grande festa no ginásio poliesportivo Desportista José Campelo, no Bairro Santa Terezinha, na noite desta quinta-feira (10), quando foi realizada a cerimônia de encerramento dos 39º Jogos da Primavera de Aquidauana.

Desde que o ginásio foi entregue revitalizado, em abril deste ano, depois de ficar interditado a partir de outubro de 2013, a população aguardava com ansiedade pela volta da disputa escolar mais tradicional do município. A competição chegou a ocorrer em anos posteriores, mas em quadras de outras instituições da cidade.

Desta vez, a festa foi completa ao longo de 24 dias de disputa, na moderna quadra e nas arquibancadas, com prêmio, inclusive, para a torcida mais animada, vencido pela Escola Estadual Dóris Mendes Trindade. O título de campeão geral foi conquistado pelo Instituto Educacional Falcão, que somou 270 pontos, seguido pela própria Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, com 247 pontos, completando o pódio a Escola Estadual Cândido Mariano, detentora de 221 pontos.

A cerimônia de encerramento contou com a presença da prefeita em exercício, Selma Suleiman (MDB), do diretor-presidente da Fema (Fundação de Esporte do Município de Aquidauana), Plínio de Goes, além de secretários municipais e vereadores. Selma destacou a alegria dela e do prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) pelo fato de ver o poliesportivo funcionando e repleto de pessoas.

“Aqui, nos jogos, tivemos uma interação entre alunos da cidade, aldeias e os distritos, amizades nasceram e todos se divertiram nos dias de jogos. Parabéns a todos, foi um campeonato de sucesso”, elogiou a prefeita em exercício.

Já o diretor-presidente da Fema relatou que o sentimento é de alegria, gratidão e missão cumprida, e, em nome da equipe, agradeceu especialmente ao prefeito Odilon pela oportunidade dos Jogos da Primavera voltarem a acontecer no ginásio.

O radialista esportivo Antônio Rocha foi homenageado com um certificado durante a cerimônia, como reconhecimento pelo apoio e os serviços prestados ao divulgar o esporte de Aquidauana e região.

“Estou surpreso, emocionado e feliz. Fico muito agradecido por esse reconhecimento”, afirmou Antônio Rocha.

Sobre a competição

As modalidades individuais começaram no dia 17 de setembro, com disputas de badminton, tênis de mesa, basquete 3×3, xadrez, natação, atletismo e judô, prolongando-se até o dia 25 do mesmo mês. No dia 26 de setembro, após a abertura oficial no ginásio poliesportivo, foram iniciadas as modalidades coletivas (futsal, basquete, vôlei e handebol), finalizadas nesta quinta-feira (10).

A edição 2019 dos Jogos da Primavera – sob organização da Prefeitura de Aquidauana através da Fema – contou com a participação de 2.400 alunos, de 28 instituições de ensino das redes pública municipal, estadual, federal, particular e universidades de Aquidauana. Teve o apoio das demais secretarias da Prefeitura e de instituições como 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.

Classificação geral

Campeão – Instituto Educacional Falcão (270 pontos)

Vice-campeão – E. E. Dóris Mendes Trindade (247 pontos)

3º lugar – E.E. Cândido Mariano (221 pontos)

4º lugar – E.E. Cel. José Alves Ribeiro CEJAR  (118 pontos)

5º lugar – E.E Marechal Deodoro da Fonseca (100 pontos)

6º lugar – Centro Cristão de Ensino (81 pontos)

7º lugar – IFMS (75 pontos)

8º lugar – E.M. Erso Gomes (67 pontos)

9º lugar – E. E. Antônio Salústio Areias (59 pontos)

10º lugar – E.E Marly Russo Rodrigues (48 pontos)

11º lugar – UFMS/CPAq (47 pontos)

12º lugar – UNINTER (42 pontos)

13º lugar – E.E. Luiz Mongelli (20 pontos)

14º lugar – E. M. I. P. Marcolino Lili (19 pontos)

15º lugar – E. E. Geraldo Garcia Ferreira (17 pontos)

16º lugar – E.M.I.P. Lutuma Dias (16 pontos)

17º lugar – E. M. Antônio Santos Ribeiro (10 pontos)

18º lugar – E.M. Caic Antonio Pace (10 pontos)

19º lugar – UEMS (10 pontos)

20º lugar – E.E. Felipe Orro (9 pontos)

21º lugar – E.M.I.P. Feliciano Pio (9 pontos)

22º lugar – E.M.I.P. Ganeral Rondon (7 pontos)

23º lugar – Anhanguera/Uniderp (6 pontos)

24º lugar – E.E.I.E.M. Pascoal Leite Dias (3 pontos)

25º lugar – E. Espec. Mundo Feliz/Pestalozzi (1 ponto) / E.E.I.E.M. Domingos Veríssimo Marcos (1 ponto)

27º lugar – E.M.Ada Moreira Barros (0 ponto) / Franklin Cassiano (0 ponto).

*Fotos: Divulgação/Agecom