Guia turístico tira onda com jacaré nas redes sociais, mas leva multa de R$ 5 mil

Postagem chegou ao conhecimento da PMA

Jacaré-de-papo-amarelo capturado pelo jovem - Divulgação/PMA

Jovem guia turístico, 22 anos, foi autuado na manhã desta quinta-feira (06), na região do distrito Nova Porto XV, em Bataguassu, município distante 447 quilômetros de Aquidauana, após capturar um jacaré-de-papo-amarelo.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), o rapaz se exibiu nas redes sociais segurando o animal silvestre, da espécie Caiman latirostris, algo que gerou grande repercussão e motivou levantamentos do Setor de Inteligência.

A equipe descobriu que o jacaré tinha sido capturado em uma pousada do distrito, onde o jovem trabalha como guia turístico. O animal figura na lista dos protegidos pela Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), o que majora o valor da multa para crimes dessa natureza.

Morador da cidade de Bataguassu, o jovem terá de responder criminalmente e poderá pegar de quatro meses a um ano de detenção.

No último fim de semana, curiosamente no mesmo distrito, um jacaré-de-papo-amarelo foi capturado no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), depois de tentar atacar uma funcionária que fazia a limpeza.