Deputados aprovam PL que permite visitas de animais domésticos em hospitais de MS

Proposta abrange hospitais públicos e privados, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde

O deputado estadual Lidio Lopes - Divulgação/ALMS

Aguardado com expectativa e alvo de polêmica, o PL (Projeto de Lei) 45/2019, que permite visitas de animais domésticos em hospitais, foi aprovado na sessão desta terça-feira (06) na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), em segunda votação.

A proposta, de autoria do deputado estadual Lidio Lopes (PATRI), permite que os pacientes sejam visitados em unidades de saúde públicas e privadas, contratadas, conveniadas e cadastradas no SUS (Sistema Único de Saúde), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao contrário da primeira votação, em 23 de abril, quando o PL recebeu 11 votos a favor e seis contrários, a aprovação durante a Ordem do Dia desta terça-feira foi por unanimidade, 21 votos a zero.

No entanto, foi acrescentada emenda de Marçal Filho (PSDB), que determina que as instituições apenas poderão receber animais em ambiente específico, não sendo permitida a entrada na enfermaria ou quarto, por exemplo, algo que foi alegado pelos deputados na votação de abril, por conta dos riscos à saúde.

Segundo Lidio Lopes, a proposta foi discutida em audiência pública e conta com aval de entidades de saúde, sendo comprovadamente benéfica para o tratamento e recuperação dos pacientes.

O projeto segue para ser sancionado ou vetado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).