Senador Nelsinho Trad participa de reunião para discutir plano regional do desenvolvimento do Centro-Oeste

Nelsinho é coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul

Reunião de governadores do Condel/Sudeco, em Brasília - Divulgação

Como coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) acompanhou a primeira reunião de governadores do Condel/Sudeco (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro Oeste) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, no Edifício Palácio da Agricultura, em Brasília.

Em apoio aos interesses do setor de agronegócios sul-mato-grossenses, Nelsinho Trad fez questão de participar do encontro que discutiu sobre o desenvolvimento regional.

“Nós vivemos de uma economia essencialmente do agronegócio, o que a gente puder fomentar esse ramo, é sempre importante. Queremos ser o protagonista de mais recursos para esse setor”, enfatizou o senador.

A Sudeco é das administradoras do FCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste). O destino desses recursos foi o principal tema da reunião sobre como será financiada nos próximos 12 anos a economia de setores do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Com fonte própria de recursos, junto com o BB (Banco do Brasil) e com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o FCO liberou R$ 9,2 bilhões para orçamento do fundo para 2019. Já no ano passado, foram R$ 9,4 bilhões.

Desse montante, o Distrito Federal ficou com 7,2% dos recursos; Goiás, com 33,5%; Mato Grosso do Sul, com 24%; e o Mato Grosso, com 34,9%.

“Parte desses recursos em andamento são para a construção de um parque tecnológico em Ponta Porã, que tem atraído o interesse de diversas empresas privadas e também de órgãos públicos ligados à segurança nacional, por se tratar de região de fronteira com o Paraguai”, explicou Nelsinho Trad.