Aquidauana receberá 1º Fórum Regional do Ensino Fundamental em Tempo Integral

Evento será realizado no Simted e contará com palestras e oficinas

A iniciativa de realização dos fóruns regionais partiu da audiência pública sobre “Os Avanços e Desafios da Escola em Tempo Integral” - Marcos Quinhonez

Está marcado para segunda-feira (17), das 13h às 17h30, o 1º Fórum Regional do Ensino Fundamental em Tempo Integral de Aquidauana. O evento, que vai acontecer no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), reunirá prefeitos, vereadores, secretários municipais de educação, diretores e professores, representantes de sindicatos e associações e demais especialistas da área de educação.

A programação prevê três palestras introdutórias ao tema por especialistas convidados da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), das Secretarias de Estado e do município de Campo Grande da Educação. Eles discorrerão sobre “Fundamentos Legais da Escola em Tempo Integral”, “O Modelo da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral do Município de Campo Grande” e “O Modelo da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral do Estado de Mato Grosso do Sul”.

A iniciativa de promoter os fóruns regionais surgiu da audiência pública que analisou “Os Avanços e Desafios da Escola em Tempo Integral”, proposta pelo deputado estadual Felipe Orro, autor da emenda número 62 à Constituição Estadual, que prevê a implantação do Ensino em Tempo Integral em toda rede pública da Educação Fundamental.

Metodologia

A metodologia prevê o encontro e formação de trabalhos em grupos para a coleta e levantamento de dados da educação nos municípios, identificando suas expectativas, realidades e como está contemplada, no Plano Municipal de Educação, a implantação das escolas de ensino fundamental em Tempo Integral.

Outra ferramenta de trabalho será a oficina, fundamentada em três eixos: currículo, formação, estrutura/financiamento dos municípios da região. O resultado do fórum será a tabulação dos dados para elaboração da proposta de um modelo de Escola em Tempo Integral comum para todos os municípios. O trabalho final resultará em uma publicação, podendo ser livro ou revista, que sistematizará todos os dados levantados.

“Precisamos chegar a uma Escola de Tempo Integral que proporcione um ambiente com excelência de ensino e aprendizado aos alunos, e não que os enclausure. Essa discussão engloba a capacitação dos educadores, formação continuada dos profissionais, além, é claro, da adequação da estrutura para que a instituição possa atender os estudantes e professores em tempo integral”, explica Felipe Orro.

A organização dos Fóruns Regionais acontece de acordo com a divisão que a SED-MS (Secretaria de Estado de Educação) utiliza com as Coordenadorias Regionais de Educação. A CR1 (Coordenadoria Regional de Aquidauana) sediará o primeiro encontro e pretende envolver representantes dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Corumbá e Ladário.

O projeto conta com as parcerias das Universidades Federal (UFMS) e Estadual (UEMS) de Mato Grosso do Sul, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), prefeituras e secretarias de Educação dos municípios.

Serviço

O Fórum Regional do Ensino Fundamental em Tempo Integral de Aquidauana acontecerá na segunda-feira (17), das 13h às 17h30, no Simted, que está localizado na Rua João Dias, 858, Bairro Alto. Mais informações no telefone (67) 3389-6302.