IFMS publica edital com 200 vagas para Aquidauana em cursos gratuitos a distância

São 100 vagas para curso de operador de computador e outras 100 para curso de vendedor

Campus de Aquidauana do IFMS - Divulgação

Foi publicado, nesta semana, o edital de abertura do processo seletivo do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que oferta 2 mil vagas em cursos gratuitos a distância, das quais 200 são em Aquidauana. As aulas terão início neste semestre.

Oferecidos através da Rede e-Tec, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), os cursos são de FIC (Formação Inicial e Continuada) e qualificação profissional. Além de Aquidauana, há vagas para operador de computador e vendedor em Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Conforme o edital, é necessário que os candidatos tenham, pelo menos, 15 anos e o ensino fundamental I completo (até o 5º ano) no caso das vagas para operador de computador. O curso de vendedor exige ensino fundamental II completo (até o 9º ano).

A carga horária é de 180 horas e será cumprida ao longo de quatro meses, com atividades oferecidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do IFMS. O edital no qual constam as normas do processo seletivo está disponível na Central de Seleção. Para conferir, clique aqui.

Inscrições

O prazo para se inscrever começou nesta terça-feira (12) e vai até a próxima segunda-feira (18). Os interessados devem acessar a Página do Candidato e anexar fotocópia do CPF ou documento oficial que conste o número, fotocópia do documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso, fotocópia da carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto, fotocópia de documento que comprove estar em dia com o serviço militar (para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro), além de uma foto recente 3×4.

Os documentos devem estar digitalizados, em arquivo único nos formatos PDF, Word ou Zip. Se houver necessidade de mudar a opção de curso, o candidato precisará efetuar uma nova inscrição, pois será considerada válida somente a última realizada.

O processo seletivo está marcado para o dia 20 de maio e acontecerá por sorteio eletrônico realizado por web-conferência, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A divulgação do resultado, com a classificação de todos os candidatos, ocorrerá no dia seguinte. A primeira chamada será publicada no dia 23 de maio, com matrículas entre os dias 25 e 27. A previsão é que as aulas comecem no dia 01º de junho.

FIC

Os cursos Formação Inicial e Continuada conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade. O certificado tem validade nacional e habilita o egresso ao exercício profissional.

A seleção é coordenada pelo Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância). O contato, em caso de dúvida, deve ser feito pelos e-mails cread@ifms.edu.br e cogetec@ifms.edu.br.