Prédios históricos de Aquidauana, Mercadão Municipal e Museu de Arte Pantaneira serão reformados

Anúncio oficial aconteceu durante visita do deputado federal Beto Pereira

Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros - Agecom

Durante a agenda do deputado federal Beto Pereira (PSDB) em Aquidauana, na última sexta-feira (17), foi anunciada a reforma de dois prédios que são considerados patrimônios históricos da cidade.

Um deles é o Museu de Arte Pantaneira, construído em 1918, por ordem de um dos fundadores de Aquidauana, Manoel Antônio Paes de Barros, que dá nome ao prédio. Localizado na Rua Cândido Mariano, conta com um vasto arquivo que retrata a história da Princesa do Sul em quadros, cartazes e diversos objetos. Serão destinados R$ 241 mil para o local.

Outros R$ 480 mil terão como destino a reforma do Mercadão Municipal, que ocupa um quarteirão inteiro na Rua Sete de Setembro, no Centro. Construído na década de 1960, foi por muitos anos o centro comercial de Aquidauana, sendo reduto das colônias nipônica e pernambucana. Seus comerciantes são personagens fundamentais na narrativa da história da cidade.

Mercadão Municipal, no Centro de Aquidauana – Agecom

As duas reformas serão realizadas com recursos destinados pelo Ministério do Turismo, viabilizados pelo deputado federal Beto Pereira em atendimento aos projetos apresentados pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB). Segundo o chefe do Executivo municipal, “as obras serão transformadoras e irão ajudar a preservar a história desses dois prédios importantes para a cultura, turismo, história e renda da cidade”.

Em destaque, prefeito Odilon Ribeiro, vereador Anderson Meireles, deputado federal Beto Pereira e o secretário de Cultura e Turismo, Humberto Torres – Agecom