Secretaria de Saúde de Anastácio pede que idosos aguardem vacina contra gripe em casa

Equipes estão aplicando doses nas residências. Cronograma teve início nesta terça-feira.

Equipes estão aplicando a dose de casa em casa - Ilustrativa

Secretaria de Saúde de Anastácio já iniciou a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que, nesta primeira etapa, tem como públicos prioritários os idosos e os trabalhadores da saúde. Neste ano, porém, os cuidados são ainda mais reforçados, já que uma das recomendações, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é que a população fique em casa, em especial, pessoas acima de 60 anos, que integram os chamados grupos de risco.

Por conta da situação atípica, em nota, a Prefeitura de Anastácio – por meio da Secretaria de Saúde – reforçou o pedido para que os idosos do município permaneçam seguros em suas residências. As doses estão sendo aplicadas de casa em casa. O cronograma teve início nesta terça-feira (24), quando foram mobilizadas equipes das ESFs Anastácio e Umbelina.

Mesmo durante uma pandemia, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que é especialmente importante que o público-alvo da campanha contra a gripe receba a vacina, apesar de a dose não imunizar contra o novo coronavírus.

Ao proteger a população da influenza, motivo pelo qual muita menos gente necessita de hospitalização, o sistema de saúde pode reservar esforços para o tratamento de quem está infectado pelo novo coronavírus. Naturalmente, a campanha também agiliza o raciocínio dos médicos caso as pessoas apresentem sintomas e cheguem avisando que já foram vacinadas contra a gripe.

Veja, abaixo, o restante do cronograma de deslocamento das equipes em Anastácio, a partir desta quarta-feira (25), para que pessoas com mais de 60 anos possam aguardar atendimento.

25/03 – ESF Arapongas e ESF Maria Francisca
26/03 – ESF Alfredo Garcia e ESF Benta Vieira
27/03 – ESF Altos da Cidade e ESF Umbelina
30/03 – ESF Anastácio e ESF Arapongas
31/03 – ESF Maria Francisca e ESF Alfredo Garcia
01/04 – ESF Benta Vieira e ESF Altos da Cidade
02/04 – ESF Umbelina e ESF Anastácio
03/04 – ESF Arapongas e ESF Maria Francisca