Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea é instituída em Aquidauana

Lei foi sancionada e publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município

Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea vai acontecer todos os anos, sempre em março - Divulgação

Aquidauana passa a contar com a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, conforme a Lei Ordinária N.º 2.622/2019, de autoria do vereador Cláudio Alviço (Patriota). A matéria foi aprovada pela Câmara de Vereadores, sancionada pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) e publicada na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Município.

Ao apresentar a proposta, Cláudio Alviço citou dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontando que, em 2018, 5,19 homens em uma população de 100 mil indivíduos foram acometidos com leucemia em Mato Grosso do Sul. Entre as mulheres, aproximadamente, 4,89 em uma população de 100 mil foram vítimas dessa grave doença. “No último dia 23 de março, perdemos um grande amigo [Claudilei Castilho], pai de família, profissional, vítima dessa doença”, lembrou o vereador, na justificativa da matéria.

O objetivo da lei é estimular a doação voluntária de medula óssea, buscando ampliar as possibilidades de localização de doadores compatíveis, informando, sensibilizando, conscientizando e difundindo a necessidade de existência de doadores de medula óssea, assim como manter atualizados os telefones e endereços de
contato do órgão responsável pela captação.

A proposta ainda visa desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores, para profissionais da área da saúde, especialmente aos que atuam nas unidades de obstetrícia, oncologia e no Programa de saúde da Família, por meio dos Hemonúcleos das cidades da região, além de alertar o doador cadastrado sobre a importância de manter seus dados cadastrais atualizados e, efetivamente, comparecer para realizar a doação quando chamado a fazê-lo. Também será estimulada a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tiragem e cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

A Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, anualmente, acontecerá dos dias 18 a 25 de março e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. O Poder Executivo de Aquidauana poderá celebrar convênios e parcerias com os governos Federal e Estadual, instituições privadas, fundações, empresas, organizações governamentais ou não governamentais, em busca da plena execução da campanha, objetivando informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores, além de esclarecer sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.