Anastácio: comitê se reúne para tratar sobre ações de prevenção e combate ao novo coronavírus

Em acordo com Aquidauana, foi definido que haverá barreiras de controle sanitário nos dois municípios, diariamente, das 07h às 22h

Reunião aconteceu nesta quarta-feira - Divulgação

Integrantes do Comite de Enfrentamento à Covid-19 estiveram reunidos no salão da ESF Anastácio, na tarde desta quarta-feira (13), com o objetivo de tratar sobre medidas para fortalecer o município nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus. O encontro foi presidido pela titular da Saúde de Anastácio, Aline Cauneto, e contou com a presença dos secretários Cíntia Fagundes (Assistência Social), Cimara Cabral (Educação) e Wilson Santana (Esporte).

Também participaram Aluisio Paes e Ademir Arruda, representando, respectivamente, a Procuradoria Jurídica e a Secretaria de Administração, os vereadores Aldo José (PDT) e Eduardo Carpejani (Avante), os delegados Roberto Guimarães (Anastácio) e Jackson Vale (Aquidauana), o capitão Vinícius Barbosa Gonçalves (comandante do 1º SubGrupamento de Corpo de Bombeiros), tenente-coronel Nedson Veiga Lino (7º Batalhão de Polícia Militar) e representantes de mercados, sindicatos, 9º Batalhão de Engenharia de Combate e Hospital Abramastacio.

Conforme já havia sido definido em reunião conjunta, haverá barreiras de controle sanitário em Anastácio e Aquidauana, diariamente, das 07h às 22h, com averiguação de todos os veículos. Em Anastácio, a ação ocorrerá nos trevos de Campo Grande e Miranda. Já em Aquidauana, no trevo do distrito de Piraputanga.

A secretária de Saúde de Anastácio também abordou outro ponto bastante debatido, o uso obrigatório de máscaras a partir de sábado (16), nos dois municípios, em qualquer situação que a pessoa precisar sair de casa.

“A orientação é para que permaneçam em suas residências, mantendo o isolamento social, mas, se precisarem sair, que usem as máscaras para evitarmos a contaminação”, explicou Aline, acrescentando, também, que as famílias inscritas no CadÚnico serão contempladas com máscaras para proteção.

Anastácio e Aquidauana não possuem confirmações do novo coronavírus. No entanto, os casos recentes em cidades circunvizinhas causaram preocupação nas duas prefeituras, que decidiram adotar ações conjuntas na luta contra a doença.