Feriado municipal: Anastácio comemora dia da padroeira da cidade nesta segunda-feira

Esta segunda-feira (11) é feriado municipal em Anastácio, onde a comunidade católica comemora o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da cidade e protetora dos enfermos.

As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma “dama” na gruta de Massabielle, na França, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e um amigo. A “dama” também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os 17 anos.

Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, e muitos católicos acreditam que suas visões seriam da Virgem Maria. A primeira aparição da “Senhora”, relatada por Bernadette foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862.

Em Anastácio, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Rua João Leite Ribeiro, 914, iniciou a novena em preparação à festa da padroeira no dia 02 de fevereiro. O tradicional Festival de Prêmios aconteceu no sábado (09), enquanto o domingo (10) marcou a realização de um almoço com cardápio de churrasco para a comunidade. (*Fotos: fachada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Anastácio – Divulgação)