No “Dia D” de combate à leishmaniose, equipes promovem exames e conscientização em Anastácio

Ação mobiliza equipes do Centro de Controle de Zoonoses, Educação e Saúde e do Controle de Vetores

"Dia D" da campanha de prevenção à leishmaniose visceral é neste sábado - Divulgação

No “Dia D” da campanha de prevenção à leishmaniose visceral, que acontece neste sábado (10) em todo Mato Grosso do Sul, equipes do Centro de Controle de Zoonoses, Educação e Saúde e do Controle de Vetores estão mobilizadas nas ruas de Anastácio.

A ação conscientiza a população de que o vilão da história é o mosquito transmissor e não o cão. Apesar de não transmitirem a doença, os cachorros ainda são vistos como inimigos em casos de leishmaniose – uma doença infecciosa, transmitida por um inseto, capaz de atacar tanto pessoas como animais e que se espalha pelas cidades brasileiras.

A doença é causada por um parasita e disseminada unicamente através da picada do mosquito-palha. Um dos alvos da doença é o cão doméstico. No entanto, assim como o homem, ele é apenas um hospedeiro do parasita, ou seja, lambeduras, arranhões, mordidas e fezes não transmitem o problema.

Denominada “O vilão é o mosquito e não o cão”, a campanha tem como objetivo orientar e conscientizar a população de que a doença só será controlada integrando medidas como combate ao mosquito, eliminando seus criadouros, como a limpeza dos quintais e terrenos. Isso porque o mosquito palha, ao contrário do mosquito da dengue, prefere locais com acúmulo de matéria orgânica, como quintais com restos de folhas e frutos, fezes de animais, e até mesmo galinheiros. Também é ressaltada a importância do diagnóstico precoce, para acesso ao tratamento completo.

As equipes de Anastácio estão promovendo exames nos cães e orientando os tutores com relação aos cuidados e atenção aos sintomas da leishmaniose, além dos procedimentos necessários caso o resultado dê positivo, já que há tratamento, inclusive, com medicação autorizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Veja mais fotos da ação deste sábado: